2011-02-27

De: Pedro Figueiredo - "Reabilitação - Casa Andresen"

Submetido por taf em Sábado, 2011-03-05 23:54

Casa Andresen

Casa Andresen


Um óptimo exemplo de Reabilitação, a Casa Andresen. O Arquitecto Nuno Valentim e a sua equipa recuperaram o Palacete onde viveu a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen... Um belíssimo edifício e uma belíssima recuperação realizada por um jovem arquitecto. Também vale a pena visitar o jardim (vejam os cactos magníficos e expressivos) e, claro, a exposição sobre Darwin...

Mas o edifício, com a nova cor, ganhou expressão, massa, peso, volume, presença... É uma pouco usual cor de "borras de vinho", segundo li em jornais. Ainda melhor que a expressiva cor é a escada metálica - peça única - de acesso ao piso superior... E a escada metálica - peça única - de acesso à semi-cave... Ambas expressivas e audazes escadas em caracol. Vale a pena ir à Casa Andresen... Aproveitemos para ler Sophia, também... Uma luz ao fundo do túnel.

«As pessoas sensíveis

As pessoas sensíveis não são capazes
De matar galinhas
Porém são capazes
De comer galinhas

O dinheiro cheira a pobre e cheira
À roupa do seu corpo
Aquela roupa
Que depois da chuva secou sobre o corpo
Porque não tinham outra
O dinheiro cheira a pobre e cheira
A roupa
Que depois do suor não foi lavada
Porque não tinham outra

"Ganharás o pão com o suor do teu rosto"
Assim nos foi imposto
E não:
"Com o suor dos outros ganharás o pão."

Ó vendilhões do templo
Ó constructores
Das grandes estátuas balofas e pesadas
Ó cheios de devoção e de proveito

Perdoai-lhes Senhor
Porque eles sabem o que fazem.»

Sophia de Mello Breyner Andresen
(Livro sexto)


... Ver mais imagens em PDF.

De: Vítor Silva - "Actividades Campo Aberto em Março"

Submetido por taf em Sábado, 2011-03-05 23:50

16-março 2011, quarta-feira, 18.00
Tertúlia Poluição Luminosa com Raul Cerveira Lima
Nesta sessão será abordada a problemática da poluição luminosa: os seus efeitos no meio ambiente e na astronomia, medidas para a redução e controlo da poluição luminosa, os principais focos poluidores, a evolução no mundo e em Portugal das medidas de controlo, os Parques/Reservas de Céu Escuro, são alguns dos temas que serão apresentados e discutidos

19-março 2011, sábado, 08.30
Passeio Serra da Aboboreira
Passeio na Serra da Aboboreira, num percurso pedestre intitulado Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago

23-março 2011, quarta-feira, 21.15
2ª sessão do Ciclo PDM Porto: a perspectiva histórica do planeamento
Na segunda sessão pretende-se focar os seguintes pontos: O planeamento em Portugal; O planeamento no Porto e a importância do PDM; A história de um processo de planeamento nos últimos 5 anos.

25/27-março 2011, sexta-feira
Curso de Introdução à Permacultura
Com Annelieke van Slujs e João Gonçalves, co-organização com Associação dos Amigos do Rio Ovelha e apoio da EPAMAC – Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses

30-março 2011, quarta-feira
2ª parte da sessão “Ambiente uma Questão de Ética” com Maria José Varandas
Consulte o relato da sessão anterior.

--
blog.osmeusapontamentos.com
www.oportoemconversa.com

De facto Serralves está a conseguir, mais um ano, - houve um lapso de tempo, talvez desde 2008, que não estava a assim acontecer – a trazer-nos ensinamentos, tempo de reflexão, de assimilação do contemporâneo às 5ªs feiras à noite, quinzenalmente no Auditório. Desta, 03 de Março de 2011, foi muito agradável e enriquecedor ouvir Ismael Augusto a falar de: Uma sociedade em alta definição.

Sou estudante de Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto a realizar tese de mestrado. A minha tese foca-se no (muito) actual tema da reabilitação na Baixa do Porto e pretendo estudar o ponto de encontro entre a representação e a realidade, a procura e a oferta. O que se imagina, idealiza e o que existe. O processo de transformação da ideia, imagem ao projecto e viver.

Para isto criei um pequeno inquérito com o objectivo de perceber quem é a procura e o que idealiza e valoriza na Baixa. É um inquérito destinado a quem gostava de viver nesta zona e também quem já lá vive. Tenho seguido este blog atentamente e tem-me ajudado bastante ver as questões levantadas. Mando aqui o link do inquérito.

Obrigada pela disponibilidade,
Inês Lencastre

Na Assembleia Municipal do Porto realizada em 28 de Fevereiro, foi chumbada pelos votos do PSD, CDS/PP e 12 votos do PS, a proposta do BE defendendo a constituição dum grupo de trabalho interpartidário para ajudar a criar pensamento sobre este tema. Aqui fica o texto, para apreciação.

"Proposta

A prevista diminuição do número de freguesias no município de Lisboa está a desencadear inúmeras sugestões e opiniões sobre a organização autárquica do país.

Independentemente das diferentes posições sobre a configuração do mapa autárquico e para além de ponderar os critérios de razoabilidade da representação democrática e dos seus custos, importa preservar o significado da estrutura administrativa “freguesia” - descentralização, promoção da participação cidadã e reforço da capacidade de
intervenção desta autarquia.

Neste quadro, e perante o anúncio governamental da elaboração de nova legislação autárquica, a Assembleia Municipal do Porto reunida em 28/2/2011, assumindo a responsabilidade de formar opinião e contribuir para tomadas de decisão informadas, fundamentadas e consistentes, ao abrigo do artigo 53º nº 1 j) da Lei nº 169/99 e do artº 10º do Regimento, DELIBERA:

- constituir um grupo de trabalho, formado por um representante de cada grupo municipal para, no prazo de 180 dias, efectuar o levantamento e sistematização de informação, critérios e indicadores da organização autárquica, contribuindo desta forma para uma posição fundamentada deste órgão municipal.

O grupo municipal do BE"

Primeiros dias de Março de 2011, o tempo – clima – está excelente, o Inverno ainda cá está, mas a Primavera parece estar a querer entrar. Ainda nos guiamos pelas estações do ano, pelos meses, quatro e doze, respectivamente, parece que para quem gosta de horóscopos, agora, sabe-se lá por que motivo, desencantaram mais um. Bem ,mas meses são constatáveis e contam-se, passam-se, vivem-se, e apesar de tudo se bem que com menos distinções as estações do ano também se sentem. O Inverno, como é uso, teve bastante chuva e algum frio e por certo ainda não terá terminado, mas, até por isso, dá para espreitar o Sol, nos belos jardins de Serralves.

De: TAF - "Alguns apontadores e sugestões"

Submetido por taf em Sexta, 2011-03-04 11:47

De: TAF - "Por excesso de trabalho..."

Submetido por taf em Sexta, 2011-03-04 10:31

... o blog esteve 2 dias parado. Voltará hoje ao normal, com a publicação dos posts pendentes, ao longo do dia. As minhas desculpas aos participantes e leitores.

De: Pedro Figueiredo - "Reabilitar a Avenida dos Aliados"

Submetido por taf em Terça, 2011-03-01 23:42

1 - Notícia que apoia a minha tese de que o futuro da Reabilitação (também) passa por soluções “mistas“ e inteligentes. Estado + Privados + Cooperativas... Manuel Pizarro disse o seguinte, conforme notícia da Agência Lusa:
PS quer que bairro do Leal como cooperativa de habitação
"Este antigo bairro operário está num estado de completo abandono e degradação. A maioria das casas são municipais e, apesar de se localizarem na zona que a Câmara considera prioritária -- na baixa -, o que domina é o abandono e o desleixo", criticou Manuel Pizarro(...). O socialista considera que a solução para o bairro pode ser "similar à que foi usada para o bairro da Bouça", passando pela "cedência do direito de superfície a uma cooperativa de habitação". É isso que os vereadores do PS na Câmara do Porto vão propor na próxima reunião do executivo. "Apresentarão uma proposta para estudar a concessão do direito de superfície a uma cooperativa, a quem caberá estudar uma solução que incorpore os proprietários privados e a associação de moradores e que permita construir no resto do espaço", adiantou Manuel Pizarro. A cooperativa teria, assim, por missão "reabilitar o bairro, conseguindo boas condições para os moradores e trazendo mais gente para a baixa" do Porto. (...) Lembrando que o presidente da autarquia, Rui Rio, disse que não ia investir no Cinema Batalha por se tratar de um equipamento privado, Pizarro alertou que no bairro do Leal o problema "é propriedade pública".

Manuel Pizarro tem toda a razão. Não sendo Manuel Pizarro “do meu partido“... Estarei “autorizado“ a concordar com ele?... Com certeza que sim, respondo eu próprio...

2 - Onde se lia “low-cost“, leia-se em Português: Baixo Custo, Custo Controlado ou Custo repartido por várias entidades ou investidores... Claro que em Português parece sempre pior, tipo “cheira a pobre“. A língua inglesa dissolve na pronúncia os nossos preconceitos terceiro-mundistas... É que à falta dos tais “investidores“ pouco flexíveis/criativos, haverá (!) colectivos que tomem o lugar daqueles...(?)

3 - E então a Avenida dos Aliados?

... Ver o resto do texto e imagens em PDF.

De: TAF - "O atelier de José Pulido Valente"

Submetido por taf em Segunda, 2011-02-28 22:29

Atelier

Atelier

Atelier


De: TAF - "Mais alguns apontadores"

Submetido por taf em Segunda, 2011-02-28 22:10

De: TAF - "Alguns apontadores e sugestões"

Submetido por taf em Domingo, 2011-02-27 23:45