2009-04-26

De: TAF - "Ruminando... :-) "

Submetido por taf em Sábado, 2009-05-02 21:34

Esplanada junto ao mar

Há 3 semanas, na Foz


Aqui ficam abaixo os apontadores para textos que tenho escrito na blogosfera e para algumas fotografias que realizei sobre o Porto publicadas aqui no blog. Tentei assim juntar informação dispersa, para minha própria organização pessoal.

Em Novembro de 2008 anunciava que o «Regionalismo como ideologia política já tinha chegado ao Porto». Na sequência do debate que seguiu, pedi para se deixar o Regionalismo seguir o seu caminho. Afirmava que uma forma de o Regionalismo se representar seria «um partido nacional adoptar a questão do desenvolvimento regional como prioridade. Em tempos Rui Moreira recomendou que a Direita, que tem a base de apoio fora de Lisboa, adoptasse esta estratégia»
6 meses depois, o Movimento Douro Litoral:

  • - Conta com a participação de um deputado ex-militante do PP;
  • - Apresenta uma declaração de princípios que encaixa na ideologia de um portuense e portista muito conhecido pelas suas intervenções em defesa da região mas que hesita em entrar na política activa;
  • - É próxima da ideologia de bloggers portuenses relevantes, como TAF, Blasfémias, Portugal Contemporâneo, Ventanias;
  • - Encaixa nas preocupações de um ex-candidato presidencial residente no distrito do Porto que está prestes a formalizar um novo partido;

Isto é pequeno; dentro em pouco tropeçam uns nos outros. O Regionalismo a Norte continuará a fazer o seu caminho.

PS: Apesar da defesa da Regionalização, uma bandeira tipicamente de esquerda, vejo algum conservadorismo no movimento. Gostaria de ver mais crença no Capitalismo original (e não no Capitalismo de influência que infelizmente a Direita tem protagonizado há muito e que agora foi usurpado por este PS). Gostaria de mais propostas inovadoras do que exaltação de Pátria Portuguesa. Esperemos que não se crie agora mais um partido utópico, uma espécie de Bloco de Direita! A ACdP tem os pés bem mais assentes na terra!

De: Jorge Nuno - "Cultura?!"

Submetido por taf em Sexta, 2009-05-01 20:14

Em 1º lugar quero dar os parabéns pelo 5º aniversário ao serviço da Cidade.

A candidatura da Elisa Ferreira vai no bom caminho... O dia Mundial da Dança é celebrado por este grande evento cultural!

«DIA 29 ABRIL, ÀS 21H30, NO PAVILHÃO DO GRUPO DESPORTIVO DO VISO. A ENTRADA É LIVRE
UM SORRISO É DE GRAÇA E UMA DANÇA TAMBÉM!

O Dia Mundial da Dança será assinalado com um baile cujo objectivo é unir as pessoas em torno de uma actividade que faz parte da cultura humana desde o início da História. O Pavilhão do Grupo Desportivo do Viso vai ser o palco das comemorações e os convidados musicais são Diapasão - Marante.
No dia 29 de Abril, quarta-feira, a partir das 21h30, a Candidatura de Elisa Ferreira celebra o Dia Mundial da Dança. A candidata independente apoiada pelo Partido Socialista à Presidência da Câmara do Porto marcará presença num encontro que tem como mote “Um sorriso é de graça e uma dança também!”.
O Dia Mundial da Dança começou a ser celebrado no ano de 1982 e tem como objectivo sensibilizar a comunidade para a importância da dança, ao mesmo tempo que apela ao poder local para fornecer espaços próprios e adequados para a dança em todos os sistemas de educação, em particular no ensino das crianças.
Elisa Ferreira vê neste dia uma oportunidade de unir as pessoas, através de uma actividade lúdica que é ao mesmo tempo cultural e considerada por muitos uma linguagem universal: a dança. O evento conta com os Diapasão como convidados musicais e há ainda outras surpresas reservadas para os participantes.
Venha comemorar o Dia Mundial da Dança connosco! A entrada é livre.»

De: TAF - "Sondagem autárquicas Expresso/SIC/RR"

Submetido por taf em Quinta, 2009-04-30 12:31

Na edição da passada semana da Revista "Sábado" pode ler-se, na página de opinião de Nuno Rogeiro, esta verdadeira pérola:

"Já não vinha ao Porto, com olhos de ver e com vagar, há alguns meses. Impressiona o salto que a cidade deu, por comparação com a capital. Está lavada, ordenada, com fachadas recuperadas e ruas sem buracos. Reconciliou-se com o rio e com o mar. Tem espaços humanos, onde a modernidade e a tradição cabem de forma equilibrada. (...)
Claro que em Lisboa está tudo o que amo. A Baixa, o Tejo, o Castelo, o Bairro Alto, as avenidas e o Campo Pequeno, o Marquês e o Saldanha, o caminho para o oceano, a vista para a outra margem, a entrada pela Vasco da Gama, o ar e a luz. E o Benfica.
Mas muito do que venero está em ruínas, ou no caos, ou no lixo. Ora, não poderá Lisboa mudar profundamente? E ser, no mínimo, como o Porto?
E não se pode começar essa revolução nestas autárquicas?
Isto é, já?"

Perante isto, pergunto: que andamos todos nós a fazer aqui pel'A Baixa do Porto?... Andaremos a pregar para os peixes?

Correia de Araújo

De: TAF - "Hoje"

Submetido por taf em Terça, 2009-04-28 14:11

De: TAF - "Lá como cá"

Submetido por taf em Terça, 2009-04-28 01:52

Apesar da falta de tempo que me tem afligido nas últimas semanas (isto de ser blogger também tem os seus inconvenientes...), não quis perder há pouco em Serralves o primeiro dos "Encontros a Norte" promovidos pela CCDR-N. O tema foi "Transforming Creativity into Business: the case of the Creative Industries Development Agency", apresentado por Anamaria Wills, CEO da CIDA. Não dei o tempo por perdido, até porque a experiência desta empresa britânica de fomento das indústrias criativas pode ser muito útil para a ADDICT. O trabalho que estão a fazer merece atenção e provavelmente terá mérito apreciável.

Contudo, houve um ponto que me desiludiu bastante. Apesar de afirmarem com orgulho viverem sem subsídios e terem de lutar para pagar salários tal como qualquer outra empresa, o facto é que a sua fonte de rendimentos principal são os contratos com o Sector Público. 60 a 70%, segundo contou a oradora, sem ter dados exactos que na altura pudesse fornecer. Observando no site a lista de actividades e os programas em que estão envolvidos, não me admirava que feitas as contas todas fosse bastante mais. Ou seja, na prática estão em grande parte "fora da economia real", são alimentados pelo Estado e não pela vitalidade do tecido empresarial. Pode ser que se justifique e que seja dinheiro bem empregue, mas está muito longe de ser a situação ideal.

De: TAF "Apontadores"

Submetido por taf em Segunda, 2009-04-27 23:35

De: Nicolau Pais - "Hospital São João, Porto - Agradecimento"

Submetido por taf em Segunda, 2009-04-27 22:27

Venho por este meio solicitar a TAF a publicação deste sentido agradecimento ao pessoal médico-hospitalar do "nosso" Hospital São João. Com efeito, e celebrada que está a primeira semana de vida da nossa filha, não podemos deixar de expressar e celebrar a qualidade e atenção reveladas por todos os profissionais de saúde que, durante aquelas delicadas horas da madrugada de dia 19, nos assistiram com a dose certa de atenção, exigência e carinho.

Nesta época de transições e dúvidas várias, fica a certeza da imperiosa defesa da qualidade do fantástico (embora "silencioso") património humano deste serviço. Aqui fica, portanto, o muito obrigado a todos os extremosos funcionários públicos, deste Hospital público, deste país melhor do que muitas vezes o conseguimos "ver".

Muito Obrigado.
Nicolau, Isabel e Rosa Pais.

PS- Semelhante missiva foi enviada às secções "correio do leitor" dos principais meios de comunicação impressos, bem como para outros cantos da blogoesfera. E parabéns, "Baixa"!

--
Nota de TAF: Então parabéns a uma nova portuense e respectivos pais! Isso é que é contribuir activamente para o repovoamento da cidade! :-)

De: José Paulo Andrade - "«Ponte das Barcas» e novo molhe da Foz"

Submetido por taf em Domingo, 2009-04-26 23:58

Em primeiro lugar os meus parabéns (atrasados) pelo aniversário do blog. Espero que continue activo e interventivo durante os próximos tempos!

Junto envio os links para umas fotografias do monumento evocativo do desastre da Ponte das Barcas da autoria do Arq. Souto Moura. Penso que falta uma placa para o passante ocasional poder interpretar a escultura.

Aproveito para aconselhar a visita à Biblioteca Almeida Garrett onde se encontra uma interessante exposição sobre as Invasões Francesas. Nesta exposição realço o Tratado de Viena de 1815 que foi cedido pela Torre do Tombo. O catálogo da exposição é no entanto um bocado caro (20 euros). Os livros editados pela CMP e Público com coordenação editorial do Professor Valente de Oliveira sobre o Porto e as Invasões Francesas são também muito bons e de leitura aconselhável.

Outro assunto totalmente diferente: o interior do novo molhe da Foz pode ser visitado entre as 10 horas e o meio-dia ao sábado e domingo. Aconselho a visita e subida ao farol que se situa na sua extremidade.

Com os meus cumprimentos
José Paulo Andrade

De: Sérgio Caetano - "Mais vale tarde..."

Submetido por taf em Domingo, 2009-04-26 23:46

Estive uns tempos ausente, mas aproveito agora para saudar o 5º Aniversário da "Baixa do Porto" :-)

Votos de felicidades e de continuação de um bom trabalho!

Abraço
Sérgio Caetano

De: TAF - "Alguns apontadores"

Submetido por taf em Domingo, 2009-04-26 17:36

- Director da RTPN acusa Zon de causar danos graves - Há coisas realmente estranhas... Eu sou alérgico a teorias da conspiração contra o Norte, mas custa-me argumentar neste caso. É o canal de notícias com maior percentagem de produção local - trocar o seu lugar na grelha, mantendo os restantes, tem o mesmo efeito que sabotagem pura e simples.

- Demolição total do Aleixo "não é aceitável" para Elisa Ferreira
- À espera do resultado do concurso público - "O período para que fossem apresentadas propostas ao concurso público lançado no âmbito do projecto da Câmara do Porto para demolir o Bairro do Aleixo já deverá estar concluído, mas o município ainda não disse se apareceram concorrentes e, em caso afirmativo, quantos foram."

- Metro circulará 24 horas por dia durante a Queima
- Gestão da marina de Canidelo com Vinho do Porto
- Rua da Sra. da Luz: O centro comercial e gastronómico da Foz Velha é aqui
- Tango: Dezenas de pessoas reuniram-se no Ateneu do Porto
- Mercadinho dos Clérigos: O artesanato saiu à rua no dia da Liberdade
- 20º aniversário de Serralves

Só agora reparei nisto no site da Câmara:
- Sugestões para o Plano de Gestão para o Centro Histórico do Porto Património Mundial
- Concurso público para concessão de três lotes do domínio público para exploração de veículos movidos a pedal
- Rede Social do Concelho do Porto