2007-11-25

De: TAF - "Alguns apontadores"

Submetido por taf em Sábado, 2007-12-01 23:17

De: Cristina Santos - "Oh! Será?!"

Submetido por taf em Sábado, 2007-12-01 18:12

Andam todos aflitos, acusam Filipe Menezes de boicotar Lisboa, por razões de guerrilhas bairristas Norte/Sul. Não sei que pense disto, será que de cada vez que a oposição municipal chumba proposta, é a mando de José Sócrates? Ou isto só funciona para líderes da oposição nortenhos?

Não sei se ria, ou se chore, parece-me que Lisboa não deve beneficiar de regras que democraticamente a distingam das restantes autarquias do país e ponto final.

Por conseguinte, um bom fim-de-semana para todos, bom jogo logo à noite, e Lisboa que se sustente, não venha agora arruinar a sua imagem de dama, atribuindo a falta de liquidez ou chumbo de proposta de crédito ao Norte, até parece mal, qualquer bom político preocupado com o país sabe que Lisboa tem projectos e equipamentos que a tornam auto-sustentável, sabe de antemão que o investimento que todo o país tem feito na capital a tornam um centro económico de excelência. Contrair um crédito para pagar dívidas é coisa de gente bairrista. Com certeza, se não fizerem o crédito, vão encontrar soluções, quem sabe nos inúmeros assessores, não é preciso estar já a atirar-nos pedras. É preciso é calma.
--
Cristina Santos

De: TAF - "As minhas fotografias"

Submetido por taf em Sábado, 2007-12-01 11:20

Na Foz


Estou a organizar as minhas fotografias. Resolvi reunir neste post os apontadores para uma selecção de algumas das que fui publicando aqui no blog após ter adquirido a reflex digital. Estão por ordem cronológica inversa segundo a data de publicação, que na maior parte dos casos coincide com a (ou pelo menos é muito próxima da) data em que foram obtidas. Com os meus cumprimentos e votos de bom fim de semana aos visitantes/participantes d'A Baixa do Porto. :-)

De: Cristina Santos - "Porto Feliz"

Submetido por taf em Sexta, 2007-11-30 23:55

Caro Hélder

Agradeço sempre as suas opiniões e é um prazer voltar a falar consigo, já não trocávamos ideias há uns tempos. Vejo que faz parte do grupo de organizadores da comemoração do 11º ano do nosso Centro Histórico, quero felicitá-lo por isso, a si e a todos os cidadãos que participam. Em relação ao seu post, o amigo rasgou o meu optimismo aos bocadinhos e não cuidou de justificar as razões pelas quais considera que os factos que apontei prejudicam a cidade ou a região.

Imagino o que diriam os pessimistas desta cidade se em vez de estarmos a pedir um apoio para um programa que propõe apoio social a toxicodependentes, a alcoólicos, sem-abrigo ou imigrantes, estivéssemos a pedir apoio para o pagamento de uma dívida 500 milhões de euros. Lisboa não parou de investir, a crédito. O Porto parou depois de 2001, graças a isso está financeiramente equilibrado, capaz de levar para frente grandes projectos nacionais. O Governo teima em não reconhecer e não premiar o esforço de equilíbrio financeiro feito pelo município, enquanto 2ª cidade do país, não é justo, o apoio que se pede para o programa Porto Feliz é mínimo. O Governo tem responsabilidades enormes para com o Património da Humanidade, como é que isso se revela em relação ao nosso Centro Histórico?

E agora o Hélder vem-me dizer que intervenções como a de Marco António não fazem falta, que Rui Rio não deve pedir apoio para arrumadores, que Menezes ter ganho a Marques Mendes não significa um acréscimo de poder e equilíbrio na região? Cá entre nós, suspeito que em Lisboa chegaram ao ponto de não ter dinheiro para iluminar a árvore de Natal do Millennium, foi por isso que veio para cá. Estamos capazes de levar a cena grandes eventos, amigo Hélder, nós pagamos, Lisboa não.

Um abraço, lá nos encontramos no dia 4.
--
Cristina Santos

De: Hélder Sousa - "No fim do mundo..."

Submetido por taf em Sexta, 2007-11-30 19:20

Cara Cristina,

Já há algum tempo que aqui não escrevia, mas não posso deixar de lhe perguntar: em que mundo é que vive? Acredita em tudo o que lhe dizem? Também acha que o Rui Rio é um herói porque até nos faz o favor de limpar as ruas ao fim de semana? Essa sua condescendência (ência…ência…) um dia destes ainda acaba mal… O Rui Rio a fazer frente a um governo que inundou a cidade de arrumadores? (coitadinhos deles, vindos da grande capital e serem descarregados nos nossos parques de estacionamento…)

Quem é que lhe paga para ver um canal de televisão que mais ninguém vê? Até fiquei assustado com este seu post, mas acho que deve ser das luzes da época. E depois não me parece que essa celebração do nosso magnifico e decadente centro histórico tenha alguma coisa a ver com quem segura cordas do outro lado e outros nortenhos. Mas é só um palpite que eu tenho!

E reduzir o Rui Moreira às causas comerciais também me parece outra ência qualquer… Mas enfim. Se calhar sou eu que vejos os canais errados, onde esses grandes eventos não têm passado!

Cumprimentos.
Hélder Sousa

De: Pedro Aroso - "Aproveitem"

Submetido por taf em Sexta, 2007-11-30 18:24

Aproveitem para visitar a Livraria "Leitura - Books & Living", que vai ser inaugurada hoje no Centro Comercial Cidade do Porto porque, dentro de 42 meses, o edifício vai ser demolido.
--
Nota de TAF: Ainda dá tempo para arranjar alternativas à demolição sem deixar de respeitar a Lei. ;-)

No Público / Economia de hoje:

"Governo disponível para analisar proposta, o que obrigará a alterar o modelo de privatização da ANA, que estava previsto ser feita em bloco"

Também:
- Aumenta a importância do aeroporto
- Números

De: Cristina Santos - "No fim de 2007"

Submetido por taf em Sexta, 2007-11-30 17:56

Estamos a chegar ao fim do ano, aquele que supostamente seria decisivo para a recuperação da economia nacional. E cá estamos nós, a maioria no mesmo emprego, na mesma cidade, na mesma casa. O Porto teve um ano de luxo em termos de eventos, a atenção dos média recaiu sobre a nossa cidade, na maioria das vezes por acontecimentos positivos, as elites tiveram finalmente a atenção que mereciam e são cada vez mais os portugueses que olham para o Porto com orgulho, com sentido de causa pública. Temos um nortenho a liderar a oposição nacional, Marco António Costa a segurar a corda deste lado, em intervenções meritórias, Rui Rio a fazer, e bem, frente a um Governo que inundou novamente a cidade com arrumadores e Rui Moreira como sempre a representar as causas comerciais.

Logo à noite vamos ter honras na Sic devido ao regresso do Eléctrico, no dia 4 vamos festejar o nosso magnífico Centro Histórico, as coisas mudaram ao ponto de assistirmos a um grupo de cidadãos de forma independente a homenagear a Cidade. Parabéns.

Apesar de continuarmos com alguns problemas, pouco a pouco vamos atingindo os nossos objectivos, e vamos bem, cada vez melhor.

Cristina Santos

De: Gil - "Não há por aí umas respostas?"

Submetido por taf em Sexta, 2007-11-30 17:46

Isto promete!

Há por esta cidade coisas que me fazem encolher os ombros numa atitude de desistência. Vou transbordar o copo e pedir ajuda para perceber coisas que nunca fizeram sentido quando tento entendê-las.

Começo pela Avenida da Boavista.
Quando era miúdo, fazia no Verão o trajecto do eléctrico que descia e subia esta avenida de 10 em 10 minutos. Saíam da estação da Boavista, onde está agora a Casa da Música, e tinham como missão levar o povo à praia. Ainda me lembro bem do percurso que faziam por entre as árvores que existiam no centro da Avenida. Os tempos mudam e a Avenida também. Agora a avenida é um deserto de alcatrão que alguém se lembrou de transformar em pista de corridas para carros velhos e outros pouco amigos do ambiente.

Meu caro presidente, uma corrida de carros velhos não justifica mandar tantas árvores ao chão, o seu azar é que a vista do sempre fiel Google Earth, da Avenida da Boavista, continua a ser de 2004 e é bem possível ver a tristeza que fez. Sabe, eu passei muitas vezes naquela avenida, de eléctrico, no meio das árvores que subtraiu à cidade, a mim que gostava de tê-las lá.

Já agora...

  • - Para onde foi a calçada portuguesa arrancada à Baixa do Porto? Tenho ideia que essa pedra é cara e a Baixa é grande...
  • - Porque é que a iluminação da Rotunda da Boavista foi desligada... há 3 anos, tornando o jardim numa floresta negra junto a uma Casa da Música resplandescente ??

Gil

De: TAF - "4 de Dezembro"

Submetido por taf em Sexta, 2007-11-30 14:27

De: Pedro Bismarck - "Manual de instruções opozine [30.01.02]"

Submetido por taf em Sexta, 2007-11-30 11:24

De: TAF - "Apontadores"

Submetido por taf em Sexta, 2007-11-30 11:05

De: TAF - "Daqui a pouco, às 11:00"

Submetido por taf em Sexta, 2007-11-30 10:21

Conferência de Imprensa no Palácio da Bolsa:

- Informação sobre a festa de 4 de Dezembro de 2007.

Ler também notícia do Janeiro.

PS: Logo à noite, às 21:30, no Porto Canal vai haver um debate sobre este assunto.

De: Maria Goretti Pereira - "Parabéns... Rui Moreira!"

Submetido por taf em Sexta, 2007-11-30 10:17

É a primeira vez que escrevo no blogue "A Baixa do Porto", embora o consulte amiúde, até porque acompanho aqui muitos dos escritos de alguém que me é muito próximo. Não sou do Porto... não resido no Porto... mas sou quase vizinha desta CIDADE que aprecio e que tantas e tantas palavras aqui faz inscrever (quase sempre) em prol e defesa da sua dignificação, recuperação e prestígio.

Mas, como sou de Espinho, posso, e devo, considerar-me uma mulher do Norte, que gosta e defende esse mesmo Norte. Deste modo, não podia deixar passar em claro a posição assumida por Rui Moreira, pela forma inteligente e corajosa como agarrou a questão do futuro Aeroporto de Lisboa. Numa altura em que tanto se conjectura sobre a falta de liderança(s) a Norte, penso que Rui Moreira é, de facto, um protagonista... mas no bom sentido, pelas melhores razões. Que assim continue, para bem de todos nós!

Maria Goretti

De: TAF - "O Estudo da Portela +1"

Submetido por taf em Quinta, 2007-11-29 17:35

De: TAF - "Alguns apontadores"

Submetido por taf em Quinta, 2007-11-29 14:50

Informações que fui recebendo:

- Hoje, 29 de Novembro, 21:00 - CasaViva, Praça Marquês de Pombal - Rinus van Alebeek - pop surealista
- Hoje, 29 de Novembro, 18:00 e amanhã, 30 , 18:00 - Cooperativa Árvore, Rua Azevedo de Albuquerque (Passeio das Virtudes) - Lançamento de livros
- 30 de Novembro, 21:30 - MCO, Rua Duque de Palmela - Inauguração da exposição de Manuel Caeiro, Joana Jorge, Carina Rafael e Bruno Borges
- 30 de Novembro, 22:00 - Lab.65 Galeria, Rua Mártires da Liberdade - Inauguração da exposição Colectivo & Cia.

- Nem Ota nem Alcochete - sugestão de José Silva

PS - mais alguns:

- 30 de Novembro, 19:30 - Museu da Imprensa, - Inauguração da exposição documental “A Fuga Real por um triz"
- Artes: Fundação José Rodrigues vai nascer no coração do Porto
- Palmilha Dentada: Uma aventura teatral com seis anos (vídeo)
- Teatro: La Féria diz que grandes produções trazem vida à baixa do Porto
- Shopping Cidade do Porto: Lojistas preocupados mas não acreditam na demolição
- Porto: Câmara optimista quanto à videovigilância na Ribeira
- Comentários sobre o Porto Gran Plaza no Dias com Árvores

- 11 de Dezembro, na Universidade de Santiago de Compostela: Jornada Informática Social e Desenvolvimento Urbano-Regional
- Na UP: Inscrições abertas para Passaporte Cultural de Gaia
- Prorrogado prazo para Hospital de S. João regularizar licenciamento
- Câmara dá mais tempo ao "S. João"
- Câmara do Porto deu mais 120 dias para legalizar empreendimento Campus S. João
- DG Tesouro empenhada em licenciar Campus S. João
- Extensão da Linha Amarela do Metro do Porto abre no primeiro trimestre de 2008
- Metro com mais uma estação em Gaia a partir de Março de 2008
- Presidente da ASAE garante que vai fiscalizar todos os bares

- 4 de Dezembro - Recomeçar a pensar o Porto a partir do 11.º aniversário

De: Rui Valente - "Rui Moreira"

Submetido por taf em Quinta, 2007-11-29 14:47

Rui Moreira

Rui Moreira é sem sombra de dúvida a personalidade eminente da sociedade civil portuense. Com a sua habitual diplomacia consegue superar em pragmatismo e dinâmica a actividade da classe política regional. É um homem honesto e suficientemente corajoso para merecer a confiança dos cidadãos, mas isso irá também custar-lhe algumas inimizades.

O dilema é saber até quando é que sua intervenção na vida pública irá manter-se sem sentir "coagido" a filiar-se num qualquer partido político. No dia em que isso acontecer (se acontecer), perderemos o que de melhor existe na sua personalidade: a autenticidade. De qualquer forma, a nota positiva que o JN hoje lhe dedica é mais do que merecida.

PS- Aposto, aqui e agora, como o estudo que Rui Moreira encomendou à UCP para o aeroporto de Lisboa não terá a aceitação do Governo, por mais válido que ele seja. Era o que mais faltava o Centralismo admitir que há, fora Lisboa, quem apresente alternativas às suas propostas faraónicas!

Rui Valente

De: Correia de Araújo - "Países..."

Submetido por taf em Quinta, 2007-11-29 14:33

Certo dia, num país distante, alguém se vê confrontado com a decisão de demolir algo que havia construído, porque estaria ferido de ilegalidade... e aí interroga-se se, nesse mesmo país, a lei é igual para todos (logo, se é para cumprir também por todos)... isto porque julgava saber de situações anteriores cuja decisão era idêntica mas que nunca obtiveram execução prática.

Depois, interrogava-se, também, por que razão sendo a "Constituição" a Lei Suprema (a trave mestra de todo o edifício jurídico) ela era constantemente atropelada e violada. Nesse país alguns preferiam ver a floresta, o todo, pensando ser essa uma forma cívica de intervir, porém, nesse mesmo país, outros preferiam ver apenas uma árvore, um caso isolado. Mas, enfim, tudo era possível nesse país que, pasme-se, até "obrigava" ilustres e distintos advogados a terem de ler e ouvir disparates.

Correia de Araújo

De: João Medina - "Por lá é assim"

Submetido por taf em Quinta, 2007-11-29 12:47

Na Galiza, Santiago de Compostela vai ter o primeiro grande aeroporto privado espanhol. (Ver aqui.)
Quando muito se fala na gestão autónoma do aeroporto do Porto - normalmente pela voz de Rui Moreira (ex. aqui) - talvez este possa ser um (bom?) exemplo.

De: Paulo Duarte - "Bom Sucesso"

Submetido por taf em Quarta, 2007-11-28 23:21

Sou, como é público, advogado na acção popular em que está em causa o “Bom Sucesso”, representando o Arq. Pulido Valente. Por causa disso, não posso pronunciar-me sobre o processo. Incomoda muito esta mordaça deontológica que me impede de responder aos disparates que sou obrigado a ler e a ouvir.

Mas pelo menos esta declaração me há-de ser permitida: se a construção não for abaixo, se pelo menos os promotores dela não pagarem um indemnização equivalente, no mínimo, ao que se diz que custa a sua demolição, asseguro que nunca mais estarei disponível para patrocinar casos relativos a edifícios que, embora ilegais, sejam volumosos! Apenas aceitarei representar quem queira lutar pela demolição de construções ou obras de pequeno porte, tais como galinheiros, anexos de quintal, garagens para veículos utilitários e marquises na traseira de um recuado. Tenho a certeza que terei do meu lado as marretas e os buldozers municipais. Será sucesso garantido.

E é tudo, que mais não posso dizer.

Paulo Duarte

1 - 20 / 30.
Seguinte › Fim »