De: José Paulo Andrade - "O lixo no Centro Histórico"

Submetido por taf em Quinta, 2006-10-05 20:32

Rua do Souto  Rua da Reboleira

Dei um passeio hoje de manhã, dia 5 de Outubro, pelas ruas da Sé. O estado de limpeza das ruas era deplorável com lixo espalhado pelo chão e amontoado dando uma enorme imagem de desmazelo. Os sinais de consumo e tráfico de droga existem em quase todas as ruas desta freguesia existindo um clima deprimente e de insegurança. Os turistas são raros e os poucos que se vislumbram olham para as ruas com desagrado visível. Este declíno parece que se acentua de semana para semana!

Por outro lado a poucas centenas de metros, na Ribeira, as ruas globalmente estão muito mais aprazíveis, embora a limpeza também esteja longe de ser perfeita. Existe um grande movimento de turistas o que dá alguma dinâmica interessante à zona vizinha do rio Douro.

A cidade do Porto para se afirmar como destino turístico e ponto de partida para exploração do Norte do país (Guimarães e Braga) e Região do Douro tem que ter o seu Centro Histórico, incluindo aquele que rodeia a sua principal igreja, limpo e apresentável todos os dias (incluindo os fins de semana e feriados)! E penso que a Câmara Municipal tem muitas responsabilidades nesta situação. O preço a pagar por esta incúria pode ser muito caro a médio e a longo prazo.

Envio como exemplo duas fotografias tiradas com 30 minutos de intervalo onde este contraste é flagrante (Rua do Souto e Rua da Reboleira).

José Paulo Andrade
Ruas do Porto