De: Pedro Figueiredo - "Picote - a barragem"

Submetido por taf em Quarta, 2012-07-18 18:25

Barragem do Picote


O Arquitecto João Archer (1928), que em 1953 entra como Primeiro Arquitecto na Hidro-Eléctrica do Douro, é o autor dos projectos dos edifícios de comando e centrais do Picote, Miranda e Bemposta. O edifício de comando da Barragem do Picote é projecto e obra de 1954-1958. Obra magistral (é absolutamente imprescindível verem o interior, na Internet ao menos…).

A paisagem é o que é. Nem precisava de qualquer título de Património. A gente já sabe que o Douro é a paisagem mais bonita de Portugal. Nestas escarpas, a barragem do Picote situa-se num estreito muito estreito, passando quase despercebida. O seu tempo, anos 50, era o tempo em que barragem era desenvolvimento e para o Douro só se ía de comboio se se fosse gente e só se vinha de barco se se fosse “Pipas de Vinho”…

Por cima da escondida arquitectura modernista contrastante com a escarpa que a abraça e nos acolhe (calor tórrido concentrado) voam aves de rapina típicas do Parque Natural do Douro Internacional: o milhafre (Milhafre - Mexia), o abutre (Abutre-de-negócios - PCChinês) em busca das suas presas. Alimentam-se do dinheiro que pagamos pela energia eléctrica. “- Ah, e se o edifício da barragem do Tua for de boa arquitectura também, quem sabe desenhado por um arquitecto de renome internacional?” …Mas a sua (pretensa) beleza não nos iria devolver a magnificência da Linha do Tua e toda a paisagem que de lá se via durante a viagem, pois não? ...E experimentem depois ir de Mirandela a Foz Tua e regressar no meio de transporte “barragem”… (e “terão uma surpresa”).

... Ver mais imagens em PDF.