De: Pedro Figueiredo - "Maquetas do Porto na Estação de S. Bento"

Submetido por taf em Quinta, 2012-05-17 23:55

Na Estação de S. Bento  Em Campanhã

“O Porto em Miniatura” é uma exposição de maquetas dos magníficos monumentos do Porto e que estará na Estação de S. Bento (na ala Esquerda, com acesso pela gare da estação) até ao Verão (pelo menos). Quero com estas fotografias apelar aos Portuenses que visitem em massa esta exposição… Ficaremos a conhecer melhor esta cidade a partir destes modelos à escala feitos por um senhor – já falecido – que se dedicou a este métier com afinco e dedicação durante vinte e oito anos (28!) da sua vida! É muito amor a esta causa que está ali em jogo, feita em madeira, cola e cartolina.

  • “Como é a Estação de S. Bento?” (está lá na exposição, comparar por favor o modelo à escala e o edifício ele próprio)
  • “Como era o antigo Palácio de Cristal?” (está lá na exposição)
  • “Ter uma noção mais global da forma e composição do magnífico conjunto igreja e torre dos Clérigos!” (está lá na exposição)
  • “Ter uma noção mais global da forma e composição do magnífico conjunto Sé Catedral – Palácio Episcopal” (estão lá na exposição, com o amplo terreiro com o pelourinho (da Sé) e o claustro a unirem e envolverem o conjunto)
  • “A cadeia da Relação é “mesmo” triangular?” (está lá na exposição – magnífica implantação de um edifício magistral, original, austero, imponente, ainda hoje funcionante e funcional…)
  • “Como eram - e são ainda - os antigos urinóis e quiosques do Porto? Imperdíveis peças de design urbano – nossa filiação nas escolas francesas do séc. XIX – o estilo “Beaux Arts”” (estão lá na exposição)

Algum merchandising alusivo aos monumentos - “bom e barato” - acompanha a exposição. Obrigatório comprar. Passo a publicidade. O Porto merece. O turismo precisa de “ideias” destas para ganhar corpo e expressão em acontecimentos que à cidade digam respeito.

... Ver imagens em PDF.

--
Nota de TAF: Tal como noutro post anterior, este texto estava pendente para publicação há já algum tempo. As minhas desculpas ao Pedro.