De: José Ferraz Alves - "Porto Vivo"

Submetido por taf em Quinta, 2012-02-16 23:34

No Diário Económico de 15 de Fevereiro, Rui Moreira, presentemente ex-Presidente da Porto Vivo, diz que "estou a herdar uma batata quente, que não posso nem tenho condições de assumir", mostrando-se indisponível para continuar o mandato terminado no final de 2011, se os accionistas não fizerem injecção de capital, colocando de lado responsabilidades da Câmara do Porto e focando-se no IHRU de Lisboa.

Convenhamos que não é fácil gerir sem dinheiro. Nem fazer brilharetes quando não se têm ideias. Mas não poderia Rui Moreira procurar fontes alternativas de financiamento, nomeadamente porque tem nas suas mãos uma pérola, a ponto de se consagrar um dos destinos de eleição mundial? Estou um pouco cansado desta elite fechada do Porto e dos seus jogos palacianos de poder. Prefiro gente com raça e com acção. Sempre queixando-se do Estado Central, em vez de colocar pés à estrada e mostrar o Porto a outros investidores. E reconhecemos todos em Rui Moreira um excelente discurso verbal.

Há alternativas. A Fundação Mercedes teve o negócio da sua vida com a reabilitação de Berlim e a Fundação La Caixa com Málaga. É possível constituir-se um Fundo de Investimento na pequena obra pública e no trabalho de arquitectos, indo buscar o dinheiro onde ele está. Por exemplo, nos países da Lusofonia e particularmente os 2.000 milhões de dólares oferecidos pelo Fundo Petrolífero de Timor Leste. Também junto dos nossos emigrantes com dinheiro e em projectos para reformados europeus.

Mas, para isso, é preciso que se coloquem à frente das Instituições lutadores e não esta classe dirigente do Porto que há décadas mata as ideias que não são suas. E que por isso nada de novo apresentam, porque são incapazes de pensar novo, a vida não o exige. Foi fácil de mais chegarem a posições de liderança e a culpa é sempre do outro. Talvez minha, afinal, por me insurgir com esta falta de combatividade e de preocupação com o caos social que aumenta. Como não sentem a crise...

José Ferraz
Secretário Geral Movimento Partido do Norte