De: Pedro Figueiredo - "Mais e melhores linhas, CP bem gerida pelo Estado!"

Submetido por taf em Sábado, 2011-07-09 22:18

(Segundo “Os Comboios em Portugal” por José Ribeiro da Silva e Manuel Ribeiro – Edições TerraMar, vol.1)

Parece impossível, não é? “Construírem-se linhas para desenvolver um país”? Dito assim até parece que faz sentido… (e faz) Parece que foi há muito tempo, mais foi apenas há cerca de 150 anos:

  • 1862 - Linha do Douro: 212 Km entre Ermesinde e Barca d'Alva. 2ª metade do séc. XIX: Aumento da produção do vinho do Porto. Essencial melhorar o transporte do vinho entre a Régua e o Porto. Solicitação dos empresários da região ao governo a favor de uma linha de caminho de ferro.
  • 1867 – Construção de duas linhas, Minho e Douro. Indefinição quanto ao sítio para a estação central do Porto e quanto à ponte sobre o Douro (Eiffel e Dª Maria Pia). O traçado pelo rio seria mais fácil e menos dispendioso, mas passaria longe das cidades mais importantes. Só as linhas de via reduzida viriam a ligar mais tarde à Linha do Douro (Vila Real, Amarante, Bragança, Chaves).
  • 1883-1877 – Os “Caminhos de Ferro de entre Douro e Minho” davam lugar na direcção da obra à empresa “Caminhos de Ferro do Estado”. A partir de Mosteirô: muros de suporte, perfurações em rochas, condicionamentos devido a cheias, 23 túneis em 6900 metros, 35 pontes e viadutos. Eiffel constrói a ponte D.ª Maria, mais duas pontes metálicas entre a Livração e Marco de Canavezes com vãos entre 182 e 260 metros, respectivamente. À medida que cada troço era feito, era inaugurado e imediatamente aberto à circulação.
  • 1875 – Inauguração do troço Ermesinde – Penafiel, 30,3 Km.
  • 1881 – Aprovado o projecto de Linha Pinhão – Barca d'Alva, antes sequer de o governo espanhol decidir sobre a sua parte… Um grupo de banqueiros e capitalistas, comerciantes do Porto estão dispostos a executar a obra, com o apoio do governo e da maioria parlamentar.
  • 1889 – A “Companhia das Docas e dos Caminhos de Ferro Peninsulares" estabelece a 1ª ligação entre o Porto e Salamanca.
  • 1988 – 28 km entre Pocinho e Barca d'Alva são encerrados a 18 de Outubro.