De: Assoc. Cidadãos do Porto - "Tratamentos diferentes para coisas diferentes"

Submetido por taf em Quarta, 2011-05-11 17:05

“Tratamentos diferentes para coisas diferentes” foi o soundbite lançado por Rui Rio como reacção às medidas impostas pelo FMI, BCE e CE às autarquias. Outra expressão utilizada para classificar as medidas foi “idiotice”.

Ontem, 10 de Maio, a CMP deu ordem de despejo ao grupo de voluntários que dinamizava o projecto ES.COL.A, iniciativa que devolveu a vida a um cancro no centro de uma comunidade na Baixa do Porto. No âmbito de projecto, estava a ser recuperada, com trabalho voluntário, uma antiga escola primária, abandonada pela CMP há 5 anos e que até então tinha sido alvo de vandalismo e de outro tipo de ocupação menos social. O projecto ES.COL.A conta com o amplo apoio dos vizinhos do Bairro da Fontinha, que acolheram com muito agrado a generosidade de todos os voluntários que se ofereceram para recuperar a escola, o seu acervo bibliográfico, dar aulas gratuitas e apoio pós-escolar às crianças da comunidade. Na ES.COL.A funcionava também a Cicloficina, projecto com o objectivo de ajudar aqueles que pretendem optar por um meio de transporte mais eficiente.

A acção de despejo foi conduzida, não pacificamente, pela Polícia Municipal do Porto e Corpo de Intervenção, com um aparato policial nunca visto na zona, tendo sido detidos 7 voluntários do projecto. A Associação de Cidadãos do Porto vem assim manifestar o seu repúdio pela acção de despejo do edifício e pela decapitação de um projecto social, que, numa época de grande crise e de constrangimento financeiro em todo o sector Público, se tem vindo a revelar como uma forte mais valia para a comunidade onde se insere.

A CMP, alega que o despejo foi consequência do facto de existir um outro projecto para o local, o que nos faz levantar as seguintes questões:

  • 1. Sendo a CMP pródiga em propaganda, porque é que o projecto não é conhecido do público?
  • 2. Quantas outras escolas existem na mesma situação, que poderiam acolher este projecto secreto?
  • 3. O projecto secreto vai apresentar as mesmas mais valias para a comunidade, a custo zero?

Devolvemos assim o soundbite a Rui Rio, com uma ligeira distorção, exigindo um “Tratamento diferente para uma coisa que faz a diferença”.

A Associação de Cidadãos do Porto.

Apontadores:
- Blog da ES.COL.A
- Antes da intervenção

Notícias sobre a acção de despejo:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11.