De: Bom Sucesso Mercado Vivo - "Comunicado de imprensa"

Submetido por taf em Segunda, 2011-04-18 23:40

O Movimento Mercado do Bom Sucesso Vivo! vem por este meio comunicar à imprensa os últimos dados que tem sobre a evolução do processo decorrente de destruição do Mercado de frescos e sua substituição por um Centro Comercial. Temos conhecimento que no prazo de menos de um mês o Mercado do Bom Sucesso irá fechar para assim dar continuidade ao projecto previsto para uma superfície comercial.

Também informamos ter tido conhecimento da insatisfação generalizada que se tem vindo a instalar por entre os cerca de 100 comerciantes marginalizados ao longo do processo e que se queixam do baixo valor das indemnizações que receberam por parte do Consórcio liderado pela empresa Eusébios. Tomamos pública posição sobre esta questão, denunciando a falta ética e o abuso de poder perpetrado pela Eusébios, ousando maltratar desta forma os vendedores do Mercado do Bom Sucesso. Esta espécie de "despedimento de baixo custo" que está a ser levado a cabo, não só configura um ultraje aos direitos dos trabalhadores como se faz com a aprovação tácita das autoridades que implícita e explicitamente têm apoiado a discriminação dos vendedores do Mercado: pessoas muitas delas de idade avançada e com uma vida de dedicação ao seu humilde lugar de venda em banca no Mercado.

A Câmara Municipal, o IGESPAR e a ACT continuam a nada dizer e tudo calar, aumentando o volume deste silêncio ensurdecedor cujo objectivo final é a colocação de uma enorme pedra sobre este incómodo assunto - a construção de um desadequado shopping sobre um edifício classificado (IGESPAR), património construído e reconhecido. O Mercado do Bom Sucesso Vivo! promete tudo fazer para salvar o Mercado do Bom Sucesso e os seus comerciantes. Afirmamos ser uma fraude os valores com que a Eusébios pretende indemnizar os vendedores. Denunciamos o compadrio da Câmara do Porto na entrega de património público às mãos de interesses privados que só prejudicam o que é de todos, agora apenas para lucro de muito poucos.

Apontamos o dedo ao IGESPAR - organismo incapaz de defender o património da cidade - não fazer um mínimo esforço para a compreensão do património Modernista que é o Mercado do Bom Sucesso e que o próprio logrou recentemente classificar! Continuaremos a usar os instrumentos de cidadania que nos assistem para a protecção do património humano e construído da cidade do Porto.

Pel'O Mercado do Bom Sucesso:
Paula Sequeiros
Pedro Figueiredo
Fernando Sá

--
Nota de TAF: - Bom Sucesso: A maioria dos comerciantes já não volta ao mercado