De: Pedro Figueiredo - "Reabilitar a Avenida dos Aliados"

Submetido por taf em Terça, 2011-03-01 23:42

1 - Notícia que apoia a minha tese de que o futuro da Reabilitação (também) passa por soluções “mistas“ e inteligentes. Estado + Privados + Cooperativas... Manuel Pizarro disse o seguinte, conforme notícia da Agência Lusa:
PS quer que bairro do Leal como cooperativa de habitação
"Este antigo bairro operário está num estado de completo abandono e degradação. A maioria das casas são municipais e, apesar de se localizarem na zona que a Câmara considera prioritária -- na baixa -, o que domina é o abandono e o desleixo", criticou Manuel Pizarro(...). O socialista considera que a solução para o bairro pode ser "similar à que foi usada para o bairro da Bouça", passando pela "cedência do direito de superfície a uma cooperativa de habitação". É isso que os vereadores do PS na Câmara do Porto vão propor na próxima reunião do executivo. "Apresentarão uma proposta para estudar a concessão do direito de superfície a uma cooperativa, a quem caberá estudar uma solução que incorpore os proprietários privados e a associação de moradores e que permita construir no resto do espaço", adiantou Manuel Pizarro. A cooperativa teria, assim, por missão "reabilitar o bairro, conseguindo boas condições para os moradores e trazendo mais gente para a baixa" do Porto. (...) Lembrando que o presidente da autarquia, Rui Rio, disse que não ia investir no Cinema Batalha por se tratar de um equipamento privado, Pizarro alertou que no bairro do Leal o problema "é propriedade pública".

Manuel Pizarro tem toda a razão. Não sendo Manuel Pizarro “do meu partido“... Estarei “autorizado“ a concordar com ele?... Com certeza que sim, respondo eu próprio...

2 - Onde se lia “low-cost“, leia-se em Português: Baixo Custo, Custo Controlado ou Custo repartido por várias entidades ou investidores... Claro que em Português parece sempre pior, tipo “cheira a pobre“. A língua inglesa dissolve na pronúncia os nossos preconceitos terceiro-mundistas... É que à falta dos tais “investidores“ pouco flexíveis/criativos, haverá (!) colectivos que tomem o lugar daqueles...(?)

3 - E então a Avenida dos Aliados?

... Ver o resto do texto e imagens em PDF.