De: Pedro Aroso - "Ignorância, má-fé ou ingenuidade?"

Submetido por taf em Segunda, 2010-12-27 23:12

Caro Correia de Araújo

Não seja naif e não se deixe manipular. Veja aquilo que aconteceu ao jovem Figueiredo, a quem fizeram uma lavagem ao cérebro, e agora não consegue ter uma única ideia própria, limitando-se a reproduzir a verborreia utilizada no tempo do PREC.

A notícia do Jornal de Notícias é apenas mais uma tentativa patética para branquear tudo o que Rui Rio tem feito no âmbito da habitação social. Aliás, talvez porque o jornalista também deve ser inexperiente e ingénuo, pôs-se a jeito e o tiro saiu-lhe pela culatra. Basta ler os comentários dos moradores que vivem nas redondezas, para se perceber que não havia outra solução. Antes que apaguem o site, aqui vão algumas passagens que desmontam com inegável clareza a demagogia do artigo:

  • "Gente feliz? Pois, pois... alguma vez lá foi? Só porcas que ganhavam a vida a levar nos interstícios e outros a meter na veia tudo menos sangue. Ali só havia porcaria, na sua maioria há muito (antes do 25 de merdil) desterrada de outros bairros do Porto. Por isso se chamava Tarrafal. Informe-se, senhor jornalista, e não escreva sobre o que ignora."
  • "Já podem fechar a esquadra porque dantes não se podia contar com ela, tínhamos de pedir ajuda para a esquadra das Antas. Agora deve ser a melhor esquadra da PSP para os agentes, porque não se passa mesmo nadinha. Espero que os especuladores imobiliários não descubram porque está óptimo assim."
  • "Moro na zona e era do piorio, agora estou na paz do Senhor, a vegetação não me incomoda pode ficar mesmo assim. Há 2 anos não podíamos sair de casa descansados, agora recomenda-se a zona porque além de sossegada tem bons acessos."
  • "Moro nesta zona e agora parece que estou no céu, há 2 anos vivia preocupado porque tínhamos medo de saír de casa, contado ninguém acredita o que isto era, ainda há por aí quem diga que dantes era bom? Maldito o dia que o padre Maia convenceu o Estado que os moradores daqui eram uns coitadinhos. Eram os maiores bandidos da cidade do Porto. Reconheço que havia boa gente mas pouquíssimos. Agora é uma maravilha para morar e com óptimos acessos viários e de transportes."
  • "O que esta noticia tem a haver com futebol, já sei são os a..zeiteiros do Benfas que vêm comentar. E sobre a notícia digo que foi a melhor coisa que o Rio no Porto."
  • "a mesma situação ocorre no extinto bairro de sao vicente de paulo no morro que desce para a quinta de bonjóia ao vale de campanha."
  • "Estamos todos felizes por isso. Acabou."
  • "O bairro está bem apetrechado de canalização de esgotos apropriada para fazer sumir a fruta podre e o fcp..."
  • "Aquilo tinha que ser limpo! Toda a gente sabia que era ali que os mouros se vinham abastecer."

Em relação à resposta dada pelo Gabinete da Comunicação da CMP ao jornalista, presumo que a pergunta tenha sido feita ao contínuo desse departamento pois, tanto quanto julgo saber, os terrenos do antigo bairro São João de Deus fazem parte de uma UOPG, para a qual vai ser lançado um concurso em moldes semelhantes aos da Avenida Nun’Álvares.