De: Cristina Santos - "Para prevenir a eventual falta de conhecimento"

Submetido por taf em Segunda, 2010-10-04 02:09

Ruína  Ruína


Em 2008 alertei para um caso de ruína de prédio devoluto no Centro Histórico. Nesta altura já os proprietários interessados tinham, pelos meios formais, comunicado à CMP a situação, o Município intercedeu em 2009, fez alguns escoramentos e retirou elementos em queda. Minimizou os danos imediatos decorrentes do estado das águas-furtadas.

Em Março do corrente ano, parte da parede meeira do referido edifício ruiu sobre prédio vizinho colocando em risco os moradores do mesmo. As entidades intercederam com escoramentos e intervenções de minimização. Contudo, e para prevenir a eventualidade de a CMP considerar que o risco está anulado, informo que a ameaça de ruína se mantém e se agrava continuamente. Às mínimas chuvas há quedas de elementos sobre as coberturas vizinhas e sobre a via.

Haverá outros prédios em iguais circunstâncias, requerer alguma espécie de prioridade afigura-se como injusto, no entanto este prédio tem a particularidade de se situar em frente à Igreja do Terço, estar rodeado por prédios densamente ocupados, a rua ser apenas de uma via estreita e já por duas vezes ter sido alvo de intervenção urgente.

Cristina Santos

PS. Sugestão de leitura atenta: BBC News - Istanbul's Unesco World Heritage status under threat ou vídeo.