De: António Alves - "Rui Rio na liderança"

Submetido por taf em Domingo, 2008-11-30 15:07

A liderança na questão do Aeroporto, e a queixa apresentada nas instâncias europeias contra o Estado para evitar o roubo que o governo está a levar a efeito nas verbas destinadas às regiões de convergência, são dois bons sinais da mudança de atitude de Rui Rio na sua percepção de qual é o papel do autarca do Porto na luta pela autonomia regional. Rio já percebeu que não se vai lá com falinhas mansas. Só com voz grossa e, mais importante ainda, só com acção grossa, é que se poderá colocar a ganância das oligarquias da capital na ordem.

Qualquer cidadão avisado, mesmo que tenha grandes discordâncias e não aprecie particularmente a personalidade do autarca do Porto, deve reconhecer justamente que neste campo Rui Rio tem tido uma evolução muito positiva. Espera-se que seja consistente, continuada e não apenas devido ao aproximar das eleições. O PS Porto que se cuide porque não me parece que venha a ter qualquer papel relevante no próximo mandato. Provavelmente será remetido a mais quatro anos de merecida e anónima oposição.

De tudo isto pode também concluir-se que muitas acusações de “portocentrismo” que variada gente, até com responsabilidade, costuma fazer ao Porto, não passam de atitudes de quem na prática pretende perpetuar o centralismo lisboeta. Enquanto uns vão à luta, outros mandam cartas.