De: Luís Gomes - "Bandeira Azul"

Submetido por taf em Terça, 2008-07-29 22:51

Quando a Bandeira azul foi hasteada a 26 de Junho, ninguém se manifestou. Falei então nos problemas e nas obras que estavam a ser feitas. A questão da bandeira azul para mim é a cereja em cima de um bolo, esse sim importante. Porque para mim, mais do que análises químicas nos informarem que o valor obtido não pode ser superior a 100 Coliformes/100 ml, importa-me saber que existe um colector dos esgotos que antigamente desaguavam a céu aberto. Importa-me saber que já não corro o risco de levar com um pedaço de cimento da protecção ou que não preciso de passar por cima de calhaus para fazer uma caminhada. Não me impressionou muito a maneira como foi comunicado e vangloriado todo este processo mas isso são contas de outro rosário porque o contacto com os portuenses sempre pecou neste Executivo por muito que eu ache que a obra neste caso foi meritória.

Por outro lado, importa dizer aos arautos da desgraça que Vila do Conde, Póvoa Varzim e Matosinhos têm praias INTERDITADAS o que, felizmente, não acontece com o Porto. Acontece também que se o Presidente quisesse colocar 3 bandeiras azuis da praia do Homem do Leme para Sul manteria Gondarém e Molhe e Ingleses. Ironia, escolheu a errada!

Resta apenas terminar com uma discordância ao que aqui foi dito: o galardão da bandeira azul se tem em conta a qualidade da areia e os locais de depósito do lixo, deixem que vos diga que é um critério muito medíocre e que necessita de ser revisto, porque não podemos admitir que exista na maioria das praias do Norte sacos de plástico que não permitem a separação do lixo por categoria, e especificamente no caso do Porto a areia continua suja em muitos locais e que só com uma limpeza ou com reposição de areia é que o critério deveria ser cumprido. Nas praias de centro e Sul vemos marcas como a Olá e Vodafone a patrocinar com material justamente a facilitar a vida dos veraneantes, seja com depósitos de separação de lixo seja com cinzeiros.

P.S. Parabéns pelo duplo record nacional de Naide Gomes e desejar-lhe muita sorte para os Jogos Olímpicos!