De: Cristina Santos - "Só o Norte pode derrotar José Sócrates"

Submetido por taf em Sexta, 2008-04-18 11:36

Se a demissão de Filipe Menezes vem no sentido da candidatura de Aguiar Branco, para mim é positivo, é outro homem do Norte, mais capacitado e que teria ganho se tivesse avançado na altura de Menezes. O ponto mais fraco da política actual é o interior, em especial o Norte, basta que o discurso siga para este campo para Sócrates ser derrotado, os políticos em geral não estão a par da situação, não conhecem a realidade do interior, não podem vencer um político que finque o debate nesta problemática, que apresente uma estratégia que faça depender os interesses do país dos interesses da região Norte, de Viseu a Vila Real.

É fácil vencer os argumentos que se fincam exclusivamente na Capital, são muito batidos e plagiados, uma mudança de pontos de vista é o suficiente para pôr as pessoas a pensar, e dividir o eleitorado. E é possível falar em problemáticas como TGV, QREN e falar do Norte, e ganhar, porque neste campo são poucos os políticos preparados, é possível falar de défice, de exportações e falar do Norte, são questões que o país desconhece e portanto questões que farão a divisão que é necessária.

Só ganha a José Socates quem souber falar do país, focando-se no interior, e isso terá de ser feito por um político do Norte. Espero que Aguiar Branco venha a ser líder do maior partido da oposição, espero que não cometa o mesmo erro de Menezes e mude a sua bancada para terreno adversário, espero que fale do país com base da realidade que conhece bem e assim, mesmo que não vença em 2009, altere definitivamente o modo centralista como se faz política em Portugal.

Cristina Santos