De: Pedro Aroso - "Less is less"

Submetido por taf em Sexta, 2006-06-09 20:11

Eu nasci no dia 9 de Junho de 1953, ou seja, faço hoje 53 anos. E nasci precisamente no coração da cidade, na antiga Casa de Saúde da Av. dos Aliados (creio que fechou há meia dúzia de anos).

Hoje à tarde fui até à Baixa e, com alguma emoção, desloquei-me pela primeira vez ao local onde nasci, no dia do meu aniversário.

Como referi num post anterior, estive lá na noite da "inauguração" por isso, quando nos corredores da Câmara ouvi dizer que já tinham colocado os bancos à volta da fonte, aproveitei para ir ver o último "upgrade". Pois bem, ao ver os "bancos" fiquei… petrificado! Não vale a pena descrever. Quando puderem, passem lá e compreenderão onde quero chegar.

Eu sou duma geração de arquitectos muito marcada pela máxima do Mies Van der Rohe: "Less is more". Hoje cheguei à conclusão de que "Less is less".

Meu Caro Professor Álvaro Siza:

O Dr. Rui Rio tem defendido o seu projecto incondicionalmente. Creio que dificilmente encontrará algum cliente como ele. Peço-lhe, por isso, que repense a solução para os bancos. No lugar dele sentir-me-ia embaraçado com aquelas cadeiras presas ao chão por um cadeado…

Pedro Aroso