De: F. Rocha Antunes - "E no entanto... a Baixa mexe-se"

Submetido por taf em Terça, 2007-10-30 16:04

Meus Caros,

Já é a segunda loja nova que abre no princípio da Rua de Sá da Bandeira com um intervalo de algumas semanas. Primeiro foi a magnifica loja de artigos de pintura, a M. Sousa Ribeiro já aqui referenciada, agora é a vez de uma loja LETHES HOME a abrir ao público, com a particularidade importante de estar aberta ao Domingo!

A Baixa é o lugar natural para as lojas de influência regional, aquelas que não faz sentido abrirem em todos os shoppings por terem uma segmentação de mercado muito específica. E para todas as outras que saibam aproveitar o magnífico património urbano que já está equipado com estacionamento e com transportes públicos como não há em mais nenhuma parte do Norte fora dos centros comerciais.

Devagarinho iremos assistir a este progressivo retorno da importância da Baixa comercial, ajudada pelos espaços de maior dimensão, como se viu pelo enorme impacto que o Via Catarina teve na manutenção da atracção comercial da Rua de Santa Catarina. A Rua de Santa Catarina é, indiscutivelmente, a grande rua comercial da Baixa mas é limitada em dimensão, por isso é importante deixar alastrar a zona qualificada de comércio para as zonas adjacentes, tentando polarizar, como muito bem foi dito no estudo da CBRE, entre as várias zonas comerciais de elevado potencial. O eléctrico poderia ser, como já aqui referi, a “escada rolante” que falta.

Francisco Rocha Antunes
Promotor imobiliário