De: TAF - "Investigações"

Submetido por taf em Sábado, 2007-07-14 16:05

Recebi há pouco o texto abaixo transcrito. Uma vez que o autor é anónimo e n'A Baixa do Porto é suposto os textos serem assinados, o post segue em meu nome, à minha responsabilidade. Não sei se os factos relatados são ou não verídicos, mas pelo menos o texto parece credível. A empresa em causa é também referida nesta notícia do JN e neste boletim da CMP. Tentei contactar a Euro Empreendimentos por telefone mas, como é natural sendo hoje Sábado, ninguém atendeu. Não possuindo outro contacto, vou enviar imediatamente um fax para lá com um convite para escreverem uma resposta se assim o entenderem.

De: eestahein@gmail.com

«Deixo aqui uma informação adicional para quem não sabe. Não me vou identificar, mas espero que este meu dado seja útil aos leitores do Blog da Baixa do Porto.

Li e reli o que está em "Ao Vereador - «Leitor Activo»" e também em "Processo nº 34206/04/DMSP - Alvará de construção nº 377/06". E tenho a informar que o dono desse terreno na Rua Marechal Saldanha o comprou por 500 mil euros (e não por 2.5 Milhões Euros como dizem ) e que se chama Engº João Luís Vieira Lobo dono da Empresa Euro Empreendimentos, S.A..

Este mesmo Engº João Luís Vieira Lobo, comprou também uma casa centenária na Rua de Gondarém no número 1086 - 1100. Será que o Engº João Luís Vieira Lobo estará a pensar em fazer o mesmo que fez com o terreno de Marechal Saldanha?

Informo que para a casa/terreno na Rua de Gondarém 1086 - 1100 no Verão de 2001 foi pedida junto da CMP uma informação prévia de viabilidade de construção no imóvel, a fim de se saber se dava para construção em altura (construção acima do solo aproximadamente de 2.500 metros quadrados, ou uma cércea igual à do edifício a Sul), e a resposta da CMP foi de que tal não era possível (pois o PDM na altura não o permitia), seria apenas possível um pequeno aumento da área coberta da moradia, nada mais.

Passam-se 5 anos e em 2006 o Engº João Luís Vieira Lobo, dono da Euro Empreendimentos, S.A., compra a moradia na Rua de Gondarém 1086 – 1100, onde em 2001 não era possível fazer construção em altura. O que será que o Engº João Luís Vieira Lobo irá fazer lá agora? Irá reconstruir a moradia ou irá tentar fazer construção em altura como está a fazer na Rua Marechal Saldanha? Atenção que na compra da moradia da Rua de Gondarém 1086 - 1100 estamos a falar de uma compra de valores perto dos 1.5 Milhões de Euros, nada a ver com os 500 Mil Euros do terreno de Marechal Saldanha, dá que pensar.

Sei que o Engº João Luís Vieira Lobo, em 2006 por alturas do Verão, além de ter comprado este casa na rua de Gondarém 1086 - 1100, também quis adquirir a casa do lado de um bastante conhecido Médico Dentista, e que já antes destas aquisições já tinha comprado outras casas/terrenos na mesma zona. E deixei esta informação devido ao ter lido isto e também isto. Agora quem quiser que tire as suas conclusões. Mas é engraçado verificar que, em determinada altura e determinada pessoa, não pode construir o que pretende, mas passados uns meses/anos chega este senhor e consegue o que outros não conseguiram, consegue licenciamentos de construção em dias e onde não era permitido construir em altura pelas normas que estão estipuladas no PDM do Porto, este mesmo senhor consegue.

Algo não bate certo e já era altura de investigar como outras pessoas já o dizerem no Blog da Baixa do Porto. E esta hein!

Escritório e nome da empresa do Engº João Luís Vieira Lobo:
Euro Empreendimentos, S.A.
Rua Serpa Pinto, 73 - 4ºDtº
4050-585 Porto»

E, acrescento eu, telefones 22-8320929/30 e fax 22-8320931.