De: Rui Moreira - "Correia de Araújo"

Submetido por taf em Domingo, 2007-06-24 18:49

Meu caro Correia de Araújo

Sobre esse post que trouxe em "link", deixe-me dizer-lhe que a questão é muito, mas muito, mais profunda.

1. Se o Governo diz que o NAL (Novo Aeroporto de Lisboa) é um projecto nacional, crucial para o país (Jorge Coelho chama-lhe mesmo o aeroporto de Portugal), ainda temos alguma coisa a dizer sobre isso. Digo ainda, sabendo o peso dessa palavra. E apetecia-me dizer mais, e qual é a opção...

2. Mesmo que o projecto fosse só de Lisboa, e fosse pago pela autarquia lisboeta ou pelos contribuintes lisboetas (e não é), continuaria a ser uma questão que diria respeito a nós. Porque o projecto só pode ser feito com recursos a fundos de coesão. Ora, os fundos de coesão que sobram, ao abrigo do QREN, para as regiões desfavorecidas como a nossa (porque Lisboa já nada receberia se não fossem estas regiões desfavorecidas) são reduzidos proporcionalmente.
Ou seja, e para explicar a quem não é economista: se a comparticipação da União Europeia fosse de 1000 unidades das quais 40% seriam para a zona norte e o aeroporto e as suas infraestruturas absorvessem 200 unidades, estaríamos nós a pagar 40% dessas 200 unidades.

3. A leitura dos pontos acima esclarecerá, porventura, alguns dos mais atentos. Quanto à maledicência, olhe que é bom sinal, Não me preocupa nada. Se eu incomodei os interesses sacrossantos de alguns, tanto melhor. A leitura política deixo aos meus amigos. Mas há uma questão que vos quero recordar. Se as pessoas do Porto falam de um tema eminentemente portuense, acusam-nos de bairrismo. Se falamos de um tema nacional, dizem-nos para não metermos o nariz onde não somos chamados.

4. Finalmente, quanto ao comentário de que o nosso estudo já tem o resultado previamente traçado, ainda bem que esse senhor, e outros que andam por aí, já sabem qual vai ser a sua conclusão. Certamente sabem, ou adivinham, porque no fundo percebem que a Portela +1 tem vantagens para o interesse público. É isso que os enerva, porque se a ACP tivesse dito que iria promover um estudo sobre a localização do aeroporto em Mafra ou no Rossio não andariam tão preocupados. Mas estejam serenos, o nosso estudo será um estudo sério. Não precisamos (como outros aparentemente precisaram), de excluir as melhores opções para defender as nossas. O estudo da ACP avaliará, na medida do possível, as vantagens e as desvantagens. Não será feito 'a pedido'.