De: Luísa Moreira - "O galinheiro"

Submetido por taf em Sexta, 2007-06-08 18:44

O senhor doutor Rui Rio adora as corridas de calhambeques. É um direito que lhe assiste e foi sufragado pelos venerandos eleitores desta tristíssima cidade. Acha que é moderno porque lhe valeu uma homenagem em Mónaco por parte da brigada do reumático da Fórmula 1. Só é pena que não tenha perguntado quanto tempo demoram a montar o grande prémio lá no seu querido Mónaco onde os arrumadores andam de libré.

Em Mónaco, o Grande Prémio demora 4 dias a montar e 3 dias a desmontar, são 3 dias de corridas.

Aqui são 8 dias de treinos e corridas, em dois fins de semana consecutivos que vão transformar a minha freguesia num inferno, e a montagem iniciou-se quase 60 dias antes do GP Calhambeque e a desmontagem a avaliar pelo último vai demorar outros 60 a 90. Entretanto, a Boavista está transformada num galinheiro e perigoso, porque os desgraçados dos moradores mal conseguem sair dos portões. alguns têm a passagem reduzida e todos têm dificuldades com a visibilidade e já vi lá um desastre. mas eles gostam segundo o arq. Pedro Aroso que sabe tudo, e que diz que só o Dr. Rui Moreira que ele trata por tu (como o Dr. Rui Rio) se importa, vá-se lá saber porquê. Quer isto dizer que, entre os que contam (os que se tratam por tu) só há um que não gosta e uns 12 que gostam. Está pois o assunto referendado (certamente na homenagem ao mandatário Veiga) e... viva a capoeira. Por isso, está tudo bem, assim. Na Circunvalação andam a asfaltar tudo de novo, devem ser exigências da FIA, e até fizeram uma rua nova que, já sei, vai dar imenso jeito às mãezinhas dos meninos do CLIP: ninguém diga pois que foi por causa do GP Calhambeque. Só espero que elas aproveitem para venderem os Jipes de Luxo que não sabem conduzir e com os quais pensam que têm sempre a prioridade, e para mim têm, principalmente quando conduzem com um cigarro numa mão, o telemóvel no outro e as guedelhas louras por cima dos óculos escuros da Prada, adquiridos na Fashion Clinic do Aviz.

No resto da cidade, as ruas estão esburacadas, com emendas em paralelo e trilhos do eléctrico inúteis e abandonados que só servem para desfazer as jantes e para obrigar, como é o caso na Avenida Brasil, os condutores a circularem à inglesa. A Foz sempre teve tradições anglo-saxónicas.

No auge disto tudo surge a discussão sobre o blog da Câmara e as virtudes de um corredor. Agitam-se as consciências: porque não falou o presidente do FC Porto campeão? Olhem façam um abaixo-assinado ao Sir Jack Brabham, que ele convence o Dr. Rui Rio que o "soccer also counts" e vão ver que acaba tudo em bem...

Quem parece que anda ocupado com o GP são algumas pessoas da ANJE. Ainda bem porque a Associação é cada vez mais recreativa. Pior, só mesmo a AEP do Eng.º Ludgero, que fica mudo e quedo sobre o aeroporto, não vá ofender o Professor Valente de Oliveira ou o seu novo patrão que por acaso tem interesse na Ota e que quer de borla o Sá Carneiro. O Dr. Renato Sampaio também está contentíssimo, o Dr. Francisco Assis deve andar lá pelas Bélgicas a ler livros interessantes, o Dr. Menezes acha que quanto pior for a localização do aeroporto de Lisboa melhor para nós como se um tremor de terra na Baixa Pombalina fosse para os portuenses uma graça de Deus.

No urbanismo, aqui pela Câmara as coisas vão andando bem como de costume. Os processos vão andando devagarinho para uns, e em Fórmula I para outros. É o "poder do balcão" elevado à potência riista (que não vem de riso). O Siza vai fazer um grande empreendimento à porta da Carcereira: é uma boa oportunidade para os médicos! O Sport lá fez o negócio do século: vai construir o seu prédio e ainda anexou uma parte do parque da cidade. A competentíssima engenheira Lurdes, angariada juntamente com o Eng. Carapeto algures a norte do Minho, continua a apreender os nomes das ruas e à espera que o Mário Ferreira a convide para uma voltinha no helicóptero que a ajudaria a perceber a morfologia da cidade. O vereador é o melhor de todos mas anda muito calado e com cara de desconfiado. Deve estar para ser substituído.

O povo vai-se iludindo e festeja, com os dragões vitoriosos a acabarem a noite numa cena de porrada porque a polícia se lembrou de cortar as artérias ao trânsito, transformando os Aliados numa "sala de chuto". Em Serralves em Festa, onde passei, o cheiro era igual e a alegria imensa. A Casa da Música vai esgotando os concertos mas quando se chega lá há clareiras vazias porque os convidados dos patrocinadores nem foram nem avisaram. Até a Primavera está uma porcaria, principalmente ao fim de semana. Tenho que pedir à Maya para fazer uma carta astrológica da cidade, para perceber quando acabam tantos azares. O frio e a chuva dão jeito ao Eng.º Poças Martins, que garante que as praias já estão limpas e que já se pode nadar. Não sei se acreditam, porque eu não, mas o São Pedro impede o tira-teimas.

A cidade está triste, feia e suja? Não se preocupem, vêm aí os 400.000 turistas que vão andar cá duas semanas para verem os calhambeques e depois voltam para verem as piruetas dos aviões. Confesso que não tenho imaginação para mais. Tudo, tudo isto é fruto da minha imaginação, tem a ver com as minhas alergias. Ah... a propósito das grades, rails e correntes, se chegar a gripe das aves podem ser usadas no parque da cidade para guardar os patos e as gaivotas. Desde que não ocupem as boxes e os terrenos do Dr. Barros Vale....

Boas férias, que eu parto em breve para o meu Alentejo e só volto depois dos calhambeques.