De: Hélder Sousa - "A vida como ela NÃO é!"

Submetido por taf em Sexta, 2007-05-11 14:22

Pois é, cara Cristina, há muitas vistas bonitas. Mas não me parece saudável viver numa cidade com imagens de postais turísticos. As pessoas, como elas são, caminham nas ruas, fazem compras, querem viver na cidade e não acima dela. Algumas favelas do Rio de Janeiro têm as melhores vistas do mundo e isso não faz delas lugares ideais para se viver, pois não? Tão pouco as eternas potencialidades de um centro histórico que cada vez mais só existe na memória, nos escombros, nos postais ilustrados ou em vistas do alto, longe daquilo que é a vida real.

Lamento discordar, mas a vida no Centro Histórico nunca esteve tão mal, pelo menos nos últimos 12 anos! Resta-nos a esperança, não é? A esperança e a sempiterna visão de que as coisas vão melhorar, só temos que esperar. Até lá vamos agarrando algumas imagens aéreas da cidade, de alguns pormenores mais ou menos únicos e acreditando que o Porto é uma cidade bonita. Eu, infelizmente, ainda acredito apesar das evidências que me provam o contrário. Se quisermos podemos culpar o centralismo económico e político de tudo isto.

Mas há coisas que vão para além de discursos tendenciosos. E o que eu sinto é que dois mandatos é tempo suficiente para fazer muitas coisas, apesar dos centralismos, e também é tempo mais do que suficiente para destruir tudo o que estava a ser feito e tudo o que se fez.

Hélder