De: Luís de Sousa - "A Jogada da Semana"

Submetido por taf em Sábado, 2007-02-17 15:01

Pois é, as nossas premonições acerca do concurso público para a requalificação da Quinta do Covelo confirmaram-se. A Câmara, através do Júri por ela nomeado, fez a Jogada da Semana ao não atribuir o primeiro prémio no valor de 15 mil euros a nenhuma das propostas apresentadas, criando um segundo lugar comum para duas propostas de arquitectos que assim receberam apenas 10 mil euros a dividir pelas duas.

O insólito da situação é que, se bem se lembram, na altura do lançamento do concurso houve uma certa contestação por parte da classe, incluindo a própria Ordem, pela apresentação de propostas não ser de proveniência exclusiva de arquitectos. Isso levou a Câmara a declarar que o concurso era simplesmente um concurso de ideias e não de projecto para a requalificação total do espaço.

Pois bem, agora na altura de pagar o que era devido, vem o vice-presidente Álvaro Castello-Branco declarar que a não atribuição do prémio se deveu ao facto de não constar nas propostas apresentadas nenhuma que resolvesse todo o espaço que era proposto no concurso. Isto é uma jogada de mestre, conseguir poupar 15 mil euros com um argumento tão fraquinho. O Júri, na escolha, e o vice-presidente, na divulgação, deveriam ser premiados com os 15 mil euros que não atribuíram no concurso, pelo perspicaz e, repito, fraquinho argumento que encontraram para não pagar 15 mil euros aos arquitectos que com o seu trabalho se propuseram resolver urbanisticamente a Quinta do Covelo.

Os desenhadores e arquitectos camarários já estão empolgados, por poderem pegar nas ideias e projectos apresentados pelos outros, para começar a traçar um projecto que resolva toda a Quinta do Covelo. A ética não é com certeza importante para os arquitectos camarários, pois existe um choque de interesses entre este valor universal e o facto de se ser subordinado de certo tipo de pessoas que não reconhecem a legitimidade moral dos autores dos projectos apresentados.

Cumprimentos
Luís de Sousa